20161221_23291920161221_233017

Muito tempo sem escrever faz com que a gente queira colocar todas as coisas que estavam paradas tudo em um lugar sem medir tamanho, sem medir palavras, sem medir linhas.

Mas, resolvi exemplificar algo que demorei um bom tempo para entender. Sempre amei filmes animados isso desde de criança, mas a infância passou e o amor não, logo isso acabou virando uma determinação em minha vida e nos momentos de mais dificuldade e nos momentos mais sombrios, foi esse suporte de reprodução animada que me fortaleceu e me fez entender coisas que eu não conseguia em outros formatos. Comecei a colecionar cenas, falas, imagens e se parar para pensar, meus mantras pessoais vem dos meus desenhos favoritos:

“Continue a nadar, para achar a solução, nadar, nadar…” Procurando Nemo
“Hakuna Matata é lindo viver” O Rei Leão

“Necessário somente o necessário o extraordinário é demais…” Mogli o Menino Lobo

“O fruto do seu vizinho parece melhor que o seu…” A Pequena Sereia

“Sentimentos são fáceis de mudar…” A Bela e a Fera

“Ame a si primeiro” Mary & Max – Uma Amizade Diferente

Uma pessoa é uma pessoa e não importa o tamanho” Horton no mundo dos Quem

E citaria muitos outros, claramente a distorção da realidade Disney mudou muito minha visão de mundo, como os famosos Ursinhos Carinhosos, Smurfs e boa parte dos desenhos que mostra a dualidade humana (bom e mau), mas ressalta a importância de nos respeitarmos a cima de tudo. Lembro das morais de fim de episódio do He-Man, dos combates praticamente psicológicos dos Cavaleiros dos Zodíaco, as aventuras da She-ra, Sakura, Sailor Moon que tiram o papel de fragilidade da mulher e a colocam como protagonista de sua própria historia (Feminismo se introduzindo em minha vida) e por ai vamos nesse mundo mágico de personagens animados que podem representar nossos mais profundos pensamentos como em DivertidaMente. Nos últimos filmes que assisti me fizeram embarcar sem duvida em um incrível realidade e me permitir por algumas horas sair da minha vida humana em uma sociedade falida de valores e enxergar um mundo novo de possibilidades, como em “Pets – A vida secreta dos Bichos”, “Zootopia” e o filme que me deu o Insight para essa postagem “Sing – Quem canta Seus Males Espanta”, e possivelmente em uma analise muito mais aprofundada de cada um desses exemplos, temos sem duvidas, muitas morais, muitas mensagens e muitas visões para que nossas crianças possam ter um novo olhar para sua própria vida, já que os filmes animados tem em sua maior parte um publico infantil declarado como público-alvo, trazendo assim a possibilidade de aliar o Audiovisual com a educação ao meu ver. Analisando esse período  educacional que vem há muito anos deteriorando-se no Brasil a parceria filme e sala de aula com intuito de agregar valor e formar o aluno com auxilio de bases selecionadas pelos professores/educadores pode ajudar a facilitar a comunicação em sala de aula e direcionar melhor os alunos que estão saturados de materiais informativos em seu cotidiano.

Bom, a grande questão que quero trazer aqui justamente tem ligação com minha formação meus professores usaram os desenhos animados  para me mostrar e exemplificar coisas que apenas a aula lousa/professor deixa a desejar, Osmose Jones foi um filme que minha professora de Biologia utilizou para mostrar o funcionamento de nosso sistema ci

rculatório, digestivo e etc e foi algo que me marcou muito e que me fez ate querer assistir fora da aula, na época sem  Youtube, nem Netflix e fui atrás de alugar a fita, foi assim que comecei a utilizar o desenho animado além da mera diversão. Naquela época eu nem imagina em virar educadora, nem imaginava estar escrevendo tudo isso, mas sem duvidas foi graças a tudo o que assisti (além dos filme convencionais) que me ajudaram a entender muitas coisas que hoje me formam o ser humano que sou.

Por isso termino esse desabafo literário de como a Animação me fez o que sou. Tudo isso graças a esse filme lindo chamado SING – Quem Canta seus males Espanta que me deu uma linda demonstração de como a união, determinação e amigos podem ajudar a encontrarmos nossos verdadeiros sonhos e realizarmos. Me mantenho sonhadora e uso das palavras de Nelson Mandela para deixar essa reflexão sobre meus pensamentos exprimidos:

“Um vencedor é um sonhador que nunca desiste” Nelson Mandela

Deixe um comentário